Pages

O poder do etnocentrismo sobre as sociedades tribais

terça-feira, 13 de abril de 2010 09:40 Escrito por kelly alves
Com o passar do tempo, houve a extinção da cultura de muitas sociedades tribais. Culturas estas que hoje poderiam influenciar nosso cotidiano, mas de certa forma, não nos faz diferença. É como se na colonização do país,elas tivessem sido trocadas pela cultura do "homem branco".


A adoração a vários deuses; a forma simples de trabalho; a ausência da constante luta pelo poder e da escrita; o modo dos indivíduos se ajudarem e a organização destes,separados apenas pelo sexo e pela idade;as obrigações do chefe...enfim.A forma de vida nas tribos foi tragicamente rejeitada pelos colonizadores,que direcionados por atitudes etnocêntricas baniram costumes e tradições de um povo que possuía uma forma de viver totalmente diferente do seu.

Não aceitando a falta de fé e conhecimento em Deus, deram uma religião aos índios.Deram-lhes vestimentas para que cobrissem suas vergonhas,pois perante os colonizadores,a nudez parecia algo inescrupuloso.Trocaram o chefe da tribo por um rei ,pois acreditavam que um chefe deveria dominar o povo da maneira que achasse melhor,e não agindo como esse povo deseja.Viram na habilidade dos índios para com trabalhos artesanais,uma grande fonte de renda.Usaram as índias como objetos aos quais deram-lhes filhos,e dando ao país um novo sangue,quase impuro,para pulsar.

Inúmeras atitudes etnocêntricas dos colonizadores, fizeram com que as sociedades tribais perdessem sua cultura.Tudo por conta de sua impaciência,sua falta de respeito a uma cultura diferente.que não lhe era agradável nem favorável.

Assim é até hoje. As sociedades tribais não são encaradas pela maioria, como importantes.Não possuem a mesma forma de vida,as mesmas crenças,e por mais que tenham sido Cristianizados,não possuem a mesma fé,podem estar até vestidos agora,mas ainda são culturalmente diferentes.

Por isso, muitos pensam "o governo até dá apoio para que fiquem lá no mato brincando de indiozinhos, mas não servem pra nada".Essa foi a primeira opinião decente que consegui de alguém,sobre o assunto.Está ai o problema,encaramos estes povos como inúteis, apenas por possuírem um modo diferente de viver e por não estarem tecnologicamente avançados como nós.E de forma inconsciente,nos tornamos etnocêntricos também,descartando a importância da cultura destas tribos,assim como os colonizadores um dia fizeram.

1 Response to "O poder do etnocentrismo sobre as sociedades tribais"

  1. Unknown Says:

    Patricia,

    Não quero duvidar de você. Espero realmente que este texto seja de sua autoria. Ver e ler uma jovem escrevendo assim dá esperança a qualquer professor de que podemos ter um futuro melhor.

    parabéns!

    prof. Amanda

Postar um comentário